5 de março de 2013

A palavra "Ilhéu"!


Do branco mais branco,
Que enreda a onda,
Que envolve e molha...
Do toque salgado,
Que abraça as rochas,
E refresca o rosto...
Por dentro de mim,
Abrem-se braços,
De longas mãos, esguias, largas,
Abertas... Fechadas...
Que em concha cedo,
Me transformaram...
Perdida, encontrada,
Num bater de vaga...
No pé, na pegada,
Da areia negra, rasa, molhada...
Que sou "gente das ilhas"...
De outros lugares,
Saberes, sabores,
Sentires, odores...
E em serranias me achei encontrada...
Que dum horizonte,
Dia após dia, nascido na água...
Fui-me fazendo... meio peixe… meio ave
Ou semente de fruto
Que à vida se abre...
Porque ilhéus são gente que nasceu resistente!
Coração dividido, entre céu e mar,
Transbordando de tudo, que "dá p'ra pensar"
E é desta harmonia,
Que a palavra: Ilhéu... É só poesia!

Mizé
(Para um Ilhéu-Terceirense, que hoje faria 99 anos, de nome Francisco... A quem agradeço o que sou e o ter-me dito: Escreve! Escreve!)



1 comentário:

  1. Anónimo8/3/13 20:22

    Gosto! Recordar o senhor Francisco... dá Gosto!

    ResponderEliminar